Americanos podem enfrentar novos apagões
2006-07-25
Os americanos devem enfrentar mais apagões se não pouparem energia durante a onda de calor que atinge o país, alertaram as companhias fornecedoras de eletricidade. O fornecimento foi normalizado na terça-feira (25/07), mas centenas de milhares de pessoas em várias partes dos Estados Unidos enfrentaram apagões na segunda-feira, num momento em que as temperaturas atingem recordes.
A luz para residências e pontos comerciais foi interrompida nos últimos dias devido ao grande consumo e as altas temperaturas que causaram a quebra de transformadores e outros equipamentos. Na Califórnia, os termômetros chegaram à marca dos 50º C. O calor pode ter matado até 29 pessoas em todo o país. A rede de energia elétrica não conseguiu suportar o aumento da demanda por eletricidade, levando a cortes generalizados no fornecimento. A previsão para a Califórnia nesta terça-feira é de máxima de 44º C.
França
As altas temperaturas no verão do hemisfério norte - bem acima de 30º C - também afetam a Europa. Na França, o ministro da Saúde, Xavier Bertrand, pediu a estudantes de medicina e médicos aposentados que dêem ajuda a hospitais durante a atual onda de calor. As altas temperaturas mataram 23 pessoas no país, trazendo à memória o verão de 2003, quando cerca de 15 mil pessoas morreram.
Cirurgiões, anestesistas e obstetras de clínicas particulares entraram em greve nesta segunda-feira, em divergências sobre pagamento de honorários e custos de seguros. O sindicato da categoria disse que o movimento afetou 600 das cerca de 900 clínicas onde ele está representado. Autoridades francesas manifestaram temor de que hospitais públicos possam ficar superlotados se instalações médicas particulares não estiverem disponíveis. A onda de calor deverá se intensificar na quarta-feira, de acordo com a mídia francesa.
(BBC, 25/07/2006)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/07/060725_euacaliforniacalorrc.shtml