Fiscalização integrada na bacia do São Francisco é discutida em Pernambuco
2006-07-25
A Superintendência do Ibama em Pernambuco reuniu na última terça-feira (11/7), no auditório Luiz Lopes, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Núcleo de Fiscalização do Ibama/PE para articular ações prioritárias de fiscalização integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Durante a reunião, as entidades expuseram as atividades desenvolvidas na bacia do rio e demonstraram interesse em desenvolver parcerias com o Ibama neste projeto. O próximo passo será a realização de uma oficina para aprofundar as discussões e articular a participação de outras instituições.
O encontro foi resultado do Seminário Interno de Fiscalização Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizado em janeiro e fevereiro deste ano em Fortaleza, e do Projeto de Elaboração do Plano de Fiscalização Ambiental Integrada para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente em 2005. A partir dele, foram criados dois eventos: o seminário interno e o seminário nacional, que será realizado ainda este ano.
Estão previstos encontros estaduais, como desdobramentos das discussões feitas entre Ibama, MMA, Agência Nacional da Água (ANA) e parceiros das esferas federal, estaduais e municipais sobre os objetivos estratégicos das ações de fiscalização. O objetivo principal é atingir maior eficiência no combate ao desmatamento e à pesca predatória e garantir a preservação das espécies.
(Por Eduardo Albuquerque, Ibama, 24/07/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4135