Paisagem do Pantanal muda em época de queimadas
2006-07-25
Os efeitos do inverso seco tem se espalhado pelo País. A baixa umidade e as altas temperaturas já transformam a paisagem do Pantanal mato-grossense. As temperaturas na região centro-oeste estão em média 3ºC mais altas do que o normal. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, além da alta temperatura, a população enfrenta a baixa umidade relativa do ar. O índice é considerado crítico - 17%. Em Sinop, no norte do Mato Grosso, as queimadas formam uma imensa cortina de fumaça. De acordo com o Bom Dia Brasil, os moradores desaparecem sob a névoa seca que se forma sobre a cidade. Só este mês, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou no Estado mais de 7 mil focos de queimadas.
Em Goiânia, o Departamento de Meteorologia do Estado divulgou um alerta. Por causa das queimadas, a umidade relativa do ar deve cair de 38% para 25%.
No Pantanal, a água está evaporando mais rápido este ano devido à combinação de altas temperatura com a baixa umidade relativa do ar.
No Sul, o sol intenso e as altas temperaturas faz com que filhotes nasçam antes do tempo. Nos parques da capital gaúcha, a impressão é que a primavera já chegou. O mesmo acontece na fronteira com o Uruguai. Na Serra gaúcha, a preocupação é com o sabor das uvas, já que a brotação ocorreu 45 dias antes do previsto.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, especialmente entre as 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.
(24 Horas News – MT, 24/07/2006)
www.24horasnews.com.br