Cidade americana supera redução de 21% nas emissões de GEE
2006-07-24
Em apenas três anos, a cidade de Salt Lake City já reduziu as suas emissões de gases do efeito estufa(GEE) em mais de 21%, declarou o prefeito Rocky Anderson ultrapassando a meta estabelecida para tornar a cidade líder em eficiência energética e redução da poluição. O programa de Salt Lake City foi clamado como modelo durante um Encontro Nacional de Segurança Energética (EUA).
Em 2002, pouco antes das olimpíadas de inverno, Anderson comprometeu a cidade a cumprir as metas contidas no Protocolo de Kyoto, tratado internacional rejeitado pelo Presidente Norte Americano, George W. Bush. “Eu gostaria que estivéssemos apresentando a mesma liderança a nível nacional,” disse Anderson. “Não há dúvida que os Estados Unidos estão ficando para trás (na adoção de uma maior eficiência energética).”
A meta seria a redução das emissões em 21% até 2012, e Anderson disse que a cidade já ultrapassou esta meta. No total, as autoridades locais reduziram as emissões de 22.627 toneladas de dióxido de carbono por ano. As reduções aconteceram devido a uma série de medidas, as quais incluem luzes de tráfico e iluminação em geral mais eficientes, recuperação do metano produzido por estações de tratamento, e substituição da frota de automóveis da cidade por veículos mais eficientes, incluindo viaturas policiais híbridas.
Anderson tem auxiliado na organização do “Cities for Climate Protection” (Cidades para Proteção do Clima), um grupo que possui mais de 250 prefeitos comprometidos com as metas de Kyoto. Anderson disse que a cidade também está trabalhando para envolver as empresas na mitigação das mudanças climáticas através do programa “e2 Business”, além do lançamento do programa “e2 Citizen” o qual envolve os residentes em programas conservacionistas.
“Todos reconhecemos a bagunça em que nos encontramos,” disse Anderson, adicionando que é encorajador assistir membros do Congresso de ambos partidos conversando sobre maneiras de resolver os problemas energéticos nacionais.
(Carbono Brasil, com informações do The Salt Lake Tribune, 21/07/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=14105&iTipo=5&idioma=1