Universidade dos Açores implanta projeto para monitorizar resíduos laboratoriais
2006-07-21
A Universidade dos Açores, como instituição de ensino e investigação, e através dos inúmeros laboratórios que apresenta, é responsável pela manipulação de inúmeros produtos químicos e conseqüente geração de resíduos químicos, os quais apresentam perigos diversos para a Saúde Pública e Ambiente.
Contudo, as organizações, de todos os tipos, inclusive as universidades, estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental sólido, através do controlo de impactos das suas atividades. Assim, como instituição pública de educação superior, a Universidade dos Açores encontra-se comprometida a ser um modelo de segurança e saúde ambiental, desde o ensino, investigação e parcerias com a comunidade, até à gestão da sua própria organização.
Neste âmbito foi iniciado em 2004, o Projeto de Gestão de Resíduos Laboratoriais da Universidade dos Açores, pelo Centro de Conservação e Proteção do Ambiente (CCPA) do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, como unidade responsável pela execução do projeto através da Fundação Gaspar Frutuoso e em protocolo com a Secretaria do Ambiente e do Mar, e com o INOVA como entidade colaboradora.
A primeira fase culminou com a pesquisa de técnicas de neutralização e tratamento de resíduos, possíveis de implementar nos próprios laboratórios, bem como a formação e sensibilização dos utentes dos laboratórios para a adoção de práticas ambientalmente corretas. Foi também realizada a evacuação de cerca de 20 kg e mais de 150 L de resíduos tóxicos, considerados como passivo ambiental prioritário, para entidades certificadas, que asseguraram o seu tratamento e eliminação por metodologias ambientalmente corretas.
Na segunda fase deste projeto, que agora se inicia por um período de 18 meses, os principais objetivos incluem a redução do passivo ambiental, e a gestão e diminuição da produção quotidiana de resíduos laboratoriais. Será dada prioridade aos resíduos considerados tóxicos ou perigosos, situados nos três pólos da Universidade dos Açores e seu encaminhamento para eliminação certificada.
Outro produto resultante da segunda fase deste projeto será a elaboração e disponibilização das bases de dados de produtos químicos e fichas de segurança nas redes informática interna e externa, de forma a tornar o seu acesso mais simples e rápido para todos os utilizadores e parceiros da Universidade. Será elaborado, igualmente, um Manual de Boas Práticas Laboratoriais.
Em simultâneo, e no seguimento do compromisso ambiental a que a Universidade dos Açores está a adoptar, está a ser desenvolvido um projecto de uma tese do Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança, no âmbito do qual está a decorrer um Levantamento Ambiental ao Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. Pretende-se deste modo caracterizar a posição ambiental da Universidade e desenvolver, tal como para os resíduos laboratoriais, uma série de procedimentos que permitam o funcionamento ambiental e economicamente mais sustentável desta instituição. Deste projeto resultará a adopção de uma Política Ambiental para a Universidade dos Açores.
(Azores Digital, 20/07/2006)
http://www.azoresdigital.com/ler.php?id=7859