Propriedades rurais serão certificadas em Lucas do Rio Verde
2006-07-21
Cerca de 600 propriedades rurais de Lucas do Rio Verde, de pequeno, médio e grande porte, poderão ser certificadas pelo projeto “selo verde”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a ong TNC – The Nature Conservancy, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde e quatro empresas do município.
O primeiro passo do projeto será um levantamento em todas as propriedades, em que será apurado a situação das áreas de preservação, conservação e reservas legais. A secretária de Agricultura, Luciana Copetti, explica que o objetivo é regulamentar o setor rural do município, que poderá obter a Licença Ambiental Única (LAU) e implantar o selo verde.
“O selo certificará as propriedades que estão trabalhando na agricultura ambientalmente corretos”, destacou. A primeira etapa deve levar seis meses. “Hoje muitos produtores de Lucas do Rio Verde já tem a consciência e preocupação com o meio ambiente, mas temos muito o que fazer”, acrescenta Copetti.
Os custos iniciais, de R$ 340 mil, serão bancados pelas empresas parceiras. Para facilitar os trabalhos a TNC vai instalar um escritório em Lucas do Rio Verde e agilizar os processos. O projeto deve ser apresentado aos produtores durante a Expolucas (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde), que começa no dia 02 de agosto.
(Por Tania Rauber, Só Notícias, 20/07/2006)
http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=9056