CEA comemora 23 anos pela defesa ambiental
2006-07-21
O Centro de Estudos Ambientais (CEA), a primeira organização ecológica não governamental do sul do Rio Grande do Sul, comemorou na última terça-feira (18/07) vinte e três anos de ações e projetos por uma sociedade sustentável.
Desde seu início, em 1983, na cidade do Rio Grande, o CEA vem reunindo diversos segmentos da coletividade e promovendo várias campanhas e ações visando sensibilizar a todos e influenciar na construção de políticas e na gestão ambiental.
Da crítica e da denúncia inicial a poluição, no inicio da década de oitenta, o CEA passou a realizar projetos de Educação e Direito Ambiental, bem como ocupar os colegiados ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), como o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA). Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Comissão Brasileira para o Programa Homem e a Biosfera (COBRAMAB), Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), para citar alguns.
Ainda nos anos 80, o CEA realizaria atividades pioneiras na área do Direito Ambiental. Foi responsável pela primeira Ação Civil Pública Ambiental que se tem notícia no estado, com o objetivo de coibir a prática do tiro ao pombo, cuja tese foi confirmada pelo Poder Judiciário.
Em 1990 foi realizado pelo CEA um Curso de Extensão em Direito Ambiental, junto a Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), o primeiro do Rio Grande do Sul dessa espécie. Posteriormente outras capacitações foram realizadas junto a universidades e instituições diversas.
O CEA também tem participado de diversas redes e fóruns de ONGs ecológicas como a Rede de ONGs Mata Atlântica, Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (APEDEMA-RS) e o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), o qual reúne mais de quinhentas ONGs brasileiras, sendo atualmente, membro das coordenação nacional.
Desde 1993 o CEA conta com um escritório regional em Pelotas, o qual serve de apoio para diversos projetos ambientais, como a Agenda 21 de Pelotas, visando integrar as atividades ambientais na região. Para a coordenação do CEA, "o processo de construção de uma sociedade sustentável, somente será possível com o envolvimento da coletividade".
(Assessoria de comunicação social do CEA, 20/07/2006)
http://www.ecoagencia.com.br/index.php?optionfiltered=content&task=view&id=1721&Itemid=2