Incêndios que arrasaram mais de 330 quilômetros quadrados na Califórnia são controlados
2006-07-20
Milhares de bombeiros conseguiram conter os incêndios que arrasaram durante uma semana mais de 330 quilômetros quadrados em uma zona desértica do sul da Califórnia, deixando um morto, informaram os próprios bombeiros nesta quarta-feira (19/07). Além da vítima, um homem de 57 anos cujo corpo foi descoberto no sábado, os incêndios deixaram ao menos 17 feridos leves, em sua maioria bombeiros.
O maior incêndio, que arrasou cerca de 250 quilômetros quadrados na área de Sawtooth, está totalmente sob controle. No entanto, 900 bombeiros continuam localizados perto do parque nacional de Joshua Tree, frisou o comunicado dos bombeiros. O foco de incêndio menor, que, assim como o outro, foi provocado por um raio, pelas altas temperaturas do deserto e pelo baixo nível de umidade atmosférica, está controlado em 60%.
Cerca de 4.000 bombeiros foram mobilizados para apagar os dois incêndios, que levaram o governador Arnold Schwarzenegger a visitar no sábado a zona atingida, onde decretou o estado de emergência para autorizar a cooperação de agências e o intercâmbio de recursos entre as diversas entidades de resgate da Califórnia. O custo final de todas as operações para apagar o fogo soma até agora US$ 16 milhões, informou em seu site o Departamento de Proteção Florestal.
(France Presse, 19/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u98127.shtml