Desaparecem ATPFs do Ibama em Santarém (PA)
2006-07-20
A Polícia Federal começou a investigar nesta terça (18/7), o desaparecimento de quase 500 Autorizações de Transporte de Produto Florestal Madeireiro (ATPFs) que estavam no setor de controle da Unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santarém.
Segundo a gerente em exercício da Unidade, Rosária Sena, no iníicio do expediente de segunda-feira ela foi comunicada por um servidor do setor de controle que havia indícios de violação na mesa em que ele trabalha. Imediatamente ela pediu à Polícia Federal que investigasse o caso e abrisse inquérito para saber o que aconteceu. Além disso, comunicou o fato à Procuradoria da República e agora aguarda os resultados dos procedimentos que estão sendo tomados.
De acordo com Rosária Sena, aproximadamente quinhentas ATPFs, que autorizam o transporte legal do produto florestal madeireiro na região, desapareceram do setor. Sena diz que não sabe o horário, mas garante que os documentos sumiram do setor de controle. "Não posso precisar o dia em que os documentos desapareceram, pois isso somente a Polícia Federal poderá fazer, já que está investigando o caso", disse a gerente.
Segundo uma fonte do Ibama, o servidor do setor de controle que levou o caso à gerente disse que notou o desaparecimento nas primeiras horas da manhã de segunda- feira quando chegava à Unidade para trabalhar. O Ibama tem em Santarém noventa e dois servidores.
Na entrevista que concedeu ao DIÁRIO, Rosária Sena disse que não acredita na fragilidade de vigilância do prédio porque tem segurança durante vinte e quatro horas. Ela prefere não adiantar informação para não prejudicar o trabalho de investigação que está sendo feito pela Polícia Federal que ontem mesmo começou a ouvir os servidores do setor responsável pelos documentos. Na segunda-feira, durante o dia, e ontem, pela manhã, o Setor de Controle ficou lacrado para a perícia que contou com a ajuda do Instituto Médico Legal, mas voltou a funcionar pela parte da tarde normalmente. A Polícia Federal deverá concluir o inquérito no prazo de 30 dias. O gerente titular do Ibama de Santarém, Huiguis Caetano, está viajando, e Rosária Sena responde interinamente pela unidade.
(Diário do Pará, 19/07/2006)
http://www.diariodopara.com.br/