Recife vai monitorar morros com imagens em 3D para evitar deslizamento
2006-07-18
Um novo sistema de informação geográfica, com imagens de satélite visualizadas em três dimensões, vai ser implantado para ajudar a prevenir deslizamentos de barreira nos morros de Recife, onde vivem mais de 470 mil pessoas. Edvaldo Câmara, geógrafo da prefeitura, afirma que a operação começará nesta semana.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Defesa Civil, Nina Macário, a idéia é ampliar a capacidade de monitoramento e prevenir acidentes em 4.200 áreas de risco. O coordenador do projeto, Wayner Souza, informa que o sistema vai auxiliar na identificação de pontos críticos e adoção de medidas preventivas pelo sistema de vigilância ambiental. “A incorporação da terceira dimensão a esse sistema de informação geográfica permite mapear com precisão áreas de maior declividade, sujeitas a deslizamentos e inundações”.
O serviço já vem sendo aplicado em Recife para localizar focos de aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e permitir o desenvolvimento de um modelo de controle sem o uso de inseticidas.
O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com professores do Departamento de Geologia e Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
(Por Márcia Wonghon, Agência Brasil, 17/07/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/07/17/materia.2006-07-17.1123601215