Depois de várias semanas de estiagem, a região de São Borja registrou ontem a chuva de praticamente o mês inteiro. A partir do início da madrugada até o meio da tarde, o volume de precipitações se aproximava dos 70 milímetros, ante os 91 milímetros considerados normais para julho. Mesmo que a chuva tenha sido torrencial em alguns momentos do dia, com muitas descargas elétricas e rajadas de vento forte, não há registro de danos ou outras conseqüências nos arredores, a não ser pequenos alagamentos.
Foi a primeira chuva resgistrada em julho, depois de um déficit de 225 milímetros acumulado desde janeiro, conforme a unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em São Borja.
Nos últimos dias, o rio Uruguai tem se mantido mo município entre 70 e 72 centímetros acima da cota mínima, um dos menores níveis registrados em anos anteriores no período. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) ressalta que normalmente, nesta época, nos últimos anos, o rio estava sempre ultrapassando o nível normal, com enchentes na Fronteira-Oeste.
(
Correio do Povo, 15/07/2006)