A prefeitura de Nova Esperança do Sul está contratando a empresa Geoambiental Consultoria e Licenciamento, de Lajeado, para instalar dois poços de monitoramento na área do antigo lixão, na localidade de Capão Grande. A medida irá permitir análise contínua de águas subterrâneas, após conclusão do projeto de recuperação da área afetada pelo depósito de lixo, já desativado.
Segundo a secretária de Administração e assessora jurídica do município, Marisa Mulazani, em 2002, o Ministério Público (MP) abriu um inquérito civil para apurar irregularidades que existiam no lixão, iniciando desde a época uma fiscalização.
- Nosso município foi autuado e, por causa disso, foi feito um projeto de remediação do local, que seria a recuperação da área degradada com licenciamento da Fepam e vistoria do Ministério Público - explica Marisa.
Ela afirma que o processo foi concluído na metade de 2004, sendo que a área está, em princípio, recuperada:
- Ela está recuperada, já que o lixão não existe mais na paisagem, mas ainda faltaram alguns requisitos para que o MP dê por encerrado o processo - explica Marisa Mulazani.
A secretária diz que uma das exigências do Ministério Público era a construção destes poços de monitoramento, pois como eles dão acesso até as águas subterrâneas, técnicos poderão verificar se o lixão contaminou ou não o lençol freático.
(
Diário de Santa Maria, 17/07/2006)