Mortos em enchentes provocadas pelo tufão Bilis passam de 150 na China
2006-07-17
Pelo menos 150 pessoas morreram nas enchentes e tempestades causadas pela passagem do tufão Bilis, durante o fim de semana, na China. Segundo o governo chinês, a chuva torrencial provocou enchentes e obrigou milhões de pessoas a deixar suas casas. A população afetada pelas inundações e deslizamentos de terra supera os nove milhões, informou no domingo (16/07) a agência oficial Xinhua.
As águas destruíram milhares de casas, causaram enchentes em fazendas e plantações e ainda provocaram deslizamentos de terra. A província de Hunan, no interior, foi a mais atingida, com 78 mortos, segundo o jornal China Daily. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas.
Na província de Guangdong, onde estima-se que 33 pessoas tenham morrido, a enchente afetou a principal ferrovia que liga Guangzhou a Pequim, prejudicando 5 mil passageiros. Em Lechang, nos arredores, a água chegou a atingir três metros acima do n]ivel normal, obrigando as autoridades a transferir 1,6 mil detentos de uma prisão local para uma área mais protegida.
Dezenas de milhares de casas foram evacuadas no país, e muitas pessoas ficaram presas nos edifícios, esperando que água baixe. A previsão meteorológica é de que a chuva forte continue no sul da China por vários dias. Antes de atingir o país, o tufão Bilis passou pelas Filipinas e por Taiwan, onde também causou destruição.
(BBC, 17/07/2006)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/07/060717_chinatufao_ba.shtml