BID libera US$ 1,9 milhão para Amazônia
2006-07-17
A secretária geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Rosalía Arteaga Serrano, informou na abertura do 1 Reunião dos Ministros da Defesa dos Países da Amazônia, reunidos em Bogotá, Colômbia, que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberou US$ 1,9 milhão para o Programa de Fortalecimento da Gestão Regional Conjunta para o Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Amazônica.
Segundo Rosalía Arteaga, um dos objetivos é criar uma política regionalizada de ciência e a tecnologia voltada para o desenvolvimento das capacidades de se valorizar e utilizar racionalmente os recursos existentes na maior floresta tropical do planeta. "Isto tem uma especial relevância frente a permanente ameaça da biopirataria", comentou a secretária geral da OTCA e ex-presidente do Equador.
Os pesquisadores dos países amazônicos descobriram que a maior fonte de informações sobre ervas, minerais e animais com propriedades medicinais são os pajés das tribos indígenas. Cientistas estrangeiros abordam esses detentores do conhecimento empírico e, de posse destes dados, conseguem identificar espécies detentoras de novas substâncias, que acabam por serem contrabandeadas, pesquisadas e patenteadas por indústrias e institutos estrangeiros.
(Por Júlio Ottoboni, Gazeta Mercantil, 14/07/2006)
http://www.gazetamercantil.com.br/