Um passeio pelas águas do canal São Gonçalo é a nova ferramenta colocada à disposição das escolas de Pelotas para ensinar aos alunos, na prática, temas como geografia, meio ambiente e transportes existentes no município. A iniciativa partiu da Superintendência dos Portos e Hidrovias (SPH), que em 2004 criou o projeto Escola SPH, agora reativado e estendido às demais unidades do órgão no Estado.
O projeto permite que grupos de até 70 estudantes de escolas públicas e privadas realizem passeio a bordo da escuna Vento Negro pelo canal São Gonçalo até a barra da Lagoa dos Patos. Diariamente, são realizadas duas viagens de aproximadamente uma hora e meia, pela manhã e à tarde. No trajeto, um guia treinado pela organização não-governamental Fitur fala sobre o meio ambiente e a história do lugar, além da importância da hidrovia e de como ela funciona.
Já participaram do Escola SPH 700 estudantes de Pelotas, mas o objetivo é atender 2,5 mil. Os colégios interessados podem inscrever turmas, a partir da 6ª série, pelo telefone (53) 3278-7272. Entre os contemplados estão os 48 alunos da escola estadual Jeremias Fróes. Segundo a professora Sandra Kremer, no retorno à sala de aula, a classe teve de preparar um relatório sobre os temas abordados no passeio.
(
Correio do Povo, 16/07/2006)