Porto Alegre sediará na terça-feira (18/07) o Seminário Internacional de Lançamento do Fundo de Investimentos em Bioenergia. Promovido pela PTZ Bioenergy e as empresas holandesas BTG Biomass Technology Group e BioHeat International, o evento vai apresentar a consolidação do plano do Fundo de Investimentos em Bionergia. Desenvolvido por empresas do Brasil e Holanda, o plano propõe um modelo inovador para promoção do uso da bioenergia em empresas privadas, com sistema de parceria que garante alto retorno para ambas as partes.
Por meio de tecnologias consolidadas e tradicionais, serão gerados modelos de negócios sem riscos tecnológicos e com alta taxa de retorno para empresas que detêm biomassa. Todos os projetos aprovados terão garantia de negócios dos créditos de carbono pelo maior preço atualmente pago no mercado brasileiro.
Durante o seminário, também será efetuado o pagamento real dos créditos de carbono referente à operação UTE Itaqui, da Camil Alimentos, de 4,2 MW de potência. Trata-se do primeiro pagamento em dinheiro no segmento agroindustrial brasileiro. A termelétrica, que opera a partir da queima de cascas de arroz, é um projeto da PTZ, com estudo de carbono e trading efetuados em parceria com a BioHeat. O evento acontecerá das 13h30min às 18h, no Sheraton. Inscrições gratuitas no site www.ptz.com.br.
(
Correio do Povo, 16/07/2006)