Previsto plantio de espécies nativas em três Flonas do Rio Grande do Sul
2006-07-17
No prazo máximo de dois meses começará o plantio de espécies nativas nas Florestas Nacionais de Canela, São Francisco de Paula e Passo Fundo. A iniciativa é uma reposição ambiental obrigatória de responsabilidade da TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil.
Para o plantio deste ano as mudas serão compradas, mas para os próximos cinco anos, período previsto no processo de compensação, o objetivo, segundo o chefe da Flona de Canela Ewerton Ferraz, é obter mudas de melhor potencial genético através da instalação de estufas próprias nas Flonas.
Está previsto o plantio de 38.221 mudas na Flona de Passo Fundo, 40.647 na de São Francisco de Paula e 140.686 na de Canela. A medida inclui, ainda, a licitação para construção de estufas e de galpões para a produção de mudas.
O plantio será feito de acordo com as características naturais de cada Flona visando a recuperação de áreas de preservação permanente; implantação de espécies porta-sementes; de consórcio de espécies (nativas, frutíferas nativas e medicinais); destinadas a experimentos, pesquisa, além da recomposição paisagística de áreas, e recuperação de áreas degradadas.
(Por Maria Helena Firmbach Annes, Ibama, 14/07/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25727