A DuPont e a British Petroleum (BP) anunciaram recentemente a criação de uma parceira para desenvolver, produzir e comercializar uma nova geração de biocombustíveis a fim de tornar o transporte mais sustentável quanto ao uso de combustíveis. As duas companhias trabalham juntas desde 2003 para superar as limitações dos atuais biocombustíveis existentes no mercado e trazer um produto com melhor desempenho. O trabalho progrediu a ponto de possibilitar o iminente lançamento.
Para atingir esse objetivo, a DuPont entrou com recursos de biotecnologia de classe mundial e a BP, com a tecnologia de combustíveis. Hoje, o mercado de biocombustíveis responde por apenas 2% da demanda global de combustíveis para transporte. As projeções são de que esse mercado possa aumentar em até 30% a sua participação.
O primeiro produto a ser produzido na parceria será o biobutanol, que deve ser lançado no ano que vem no Reino Unido como biocomponente da gasolina. A DuPont e a BP estão trabalhando com a British Sugar, subsidiária da Associated British Foods plc, para converter a primeira fábrica de fermentação de etanol do país para a produção de biobutanol.
Capacidade adicional será depois introduzida, dependendo das condições do mercado. Um estudo de viabilidade, junto com a Associação Britânica dos Produtores de Açúcar, já está sendo feito. “A DuPont acredita firmemente que a biologia vai nos ajudar a reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis,” disse o executivo da empresa Charles O. Holliday, Jr.
(
Pew Center, 13/07/2006)