Tony Blair quer que o G8 seja G13 para lidar com as mudanças climáticas
2006-07-14
Neste final de semana, o Primeiro Ministro Britânico Tony Blair pedirá às nações do G8 (grupo dos países industrializados) que admitam cinco nações em desenvolvimento no seu grupo. O objetivo é lidar com as mudanças climáticas e outros problemas globais. Líderes das cinco nações (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) participarão de parte do encontro do G8 deste final de semana, em St Petersburgo, Rússia.
O Governo de Blair alertou na quinta-feira (13/07) que as mudanças climáticas podem devastar grande parte da África. Mas, resta saber qual a importância que será dada às mudanças climáticas durante o encontro do final de semana. A agenda do encontro é dominada por assuntos como segurança energética, saúde global, comércio e ambições nucleares do Iran.
Blair disse que um "G13" seria mais eficiente na negociação de um sucessor para o Protocolo de Kyoto do que a Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima, a qual é consideravelmente maior (189 partes). “Não há como lidar com as mudanças climáticas a menos que tenhamos um acordo que una também os Estados Unidos, China e Índia,” disse Blair ao jornal The Guardian.
“Não há sentido em pensar que (os Estados Unidos) vá entrar em um acordo com limites, mudando a sua estrutura econômica, sem que China e Índia façam parte deste acordo.” Mas segundo Saleemul Huq e Camilla Toulmin, do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (International Institute for Environment and Development), as 13 nações precisam compreender que as suas ações para mitigar as mudanças climáticas tem sido “pequenas em relação à escala do problema.”
“Este assunto global não pode ser delegado aos líderes de poucos países para decidir atrás de portas fechadas, não importa o quão poderosos ou populosos eles forem,” disseram eles em uma reportagem publicada ontem pelo OpenDemocracy. “Os cidadãos e a sociedade civil dos países ao redor do mundo precisam ser envolvidos.”
(Por Fernanda B Muller, Carbono Brasil, 13/07/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25705