Educação ambiental torna Guarulhos referência em saneamento
2006-07-14
Levantamento realizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) apontou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, como uma das 20 melhores instituições de saneamento público do país. A pesquisa analisou as ações promovidas em mais de 1.700 municípios brasileiros e resultou no livro "Experiências de êxito em serviços públicos municipais de saneamento".
Entre as iniciativas promovidas pelo SAAE está o programa de educação ambiental "Guarulhos: saneamento ambiental e qualidade de vida". A iniciativa foi criada em 2001, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, redes estadual e particular de ensino, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a finalidade de envolver alunos e professores na preservação dos recursos hídricos da cidade. O programa teve a participação de mais de 150 mil pessoas.
Outra ação de destaque é o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social, promovido desde 2005 em conjunto com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A atividade representou uma ampliação do programa de educação ambiental. O objetivo é realizar ações permanentes de educação ambiental e saúde para as comunidades das regiões de Cocaia, Cumbica e Bonsucesso, que são orientadas sobre o uso adequado dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto sanitário para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
"A associação das ações de saneamento com outras políticas públicas é uma das principais fortalezas do poder autônomo do setor de saneamento. Em Guarulhos, os programas são muito potencializados porque ocorrem a partir de ações conjuntas de diversos órgãos", afirma o superintendente do SAAE, João Roberto Rocha Moraes, que é engenheiro sanitarista.
Nos últimos quatro anos, 80 mil famílias que vivem em Guarulhos passaram a contar com água tratada fornecida pelo SAAE, que adquire cerca de 90% da água distribuída na cidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O município, o segundo mais populoso do Estado de São Paulo, tem cerca de 1,2 milhão de habitantes.
(Envolverde, 13/07/2006)
http://www.envolverde.com.br/?edt=34#