Ativistas do Greenpeace são detidos após protesto contra Bush
2006-07-13
Treze ativistas do Greenpeace foram detidos hoje (13/07) em Stralsund, nordeste da Alemanha, após realizar um protesto contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, durante sua visita a esta cidade alemã.
Dois membros do Greenpeace foram detidos após escalar os 104 metros do campanário da Marienkirche de Stralsund e colocar um cartaz com a inscrição "Não às armas nucleares, não à guerra e não a Bush", informou a Polícia. A igreja está localizada no centro histórico de Stralsund e a ação da organização ecologista ocorreu minutos antes da chegada de Bush a esta praça, onde foi recebido pela chanceler alemã Angela Merkel.
Outros oito ativistas do Greenpeace foram detidos depois que colocaram um cartaz com a mesma mensagem na nova ponte que une Stralsund com a ilha de Rügen. Outros três ativistas da organização ecologista foram detidos em uma casa no centro histórico da cidade, onde a Polícia apreendeu cartazes e cordas.
Bush chegou na quarta-feira à noite em uma visita à Alemanha para se reunir com Merkel e falar sobre questões bilaterais e da política mundial, como o Oriente Médio, o programa nuclear iraniano e o fornecimento de energia. O presidente dos Estados Unidos viajará na sexta-feira para São Petersburgo, para participar da cúpula de líderes do G8.
(EFE, 13/07/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2448001-2448500/2448325/2448325_1.xml