Prontas 75% das obras do Conduto
2006-07-13
O Conduto Álvaro Chaves"Goethe foi tema de reunião-almoço do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), ocorrida ontem (12/07), na Capital. O diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), da prefeitura, Ernesto Teixeira, foi o convidado do encontro e informou sobre o andamento da obra, orçada em R$ 43 milhões e que beneficiará 100 mil moradores de nove bairros. "Estamos com 75% dos 15 quilômetros previstos para o Conduto já construídos e a expectativa é entregarmos tudo ainda no primeiro semestre de 2007", frisou Teixeira.
A diretora de Projetos do DEP, engenheira Daniela Bemfica, relembrou as características topográficas e do sistema de drenagem da Capital, que tem 68 quilômetros de diques. Segundo ela, a região onde o Conduto está inserido abrange uma área que apresenta desnível de 42 metros, o que ocasiona problemas críticos de drenagem e os já conhecidos alagamentos. Apresentou fotografias de residências e casas comerciais da região onde as pessoas, ao longo dos anos, criaram pequenas obras de engenharia e sistemas de proteção contra as águas, como minidiques.
O diretor de Obras e Projetos do DEP, Sérgio Zimmermann, trouxe uma dado curioso, ao assinalar que as escavações do Conduto foram responsáveis até agora pelo resgate de 20 mil peças arqueológicas, hoje sendo catalogadas pelo Museu da Ulbra. Segundo ele, outro dado positivo foi a retirada de apenas 32 árvores dos canteiros de obras, para uma expectativa inicial de 370.
Teixeira anunciou que em 60 dias o Arroio Dilúvio passará por um processo de dragagem e que mais duas casas de bombas serão construídas até o próximo ano, juntando-se às outras 18 existentes. Conforme Teixeira, também para 2007 o DEP deve ganhar o status de secretaria.
(Correio do Povo, 13/07/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp