Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a portaria que reconhece a situação de emergência em 194 municípios de Santa Catarina atingidos pela estiagem.
O documento foi publicado pelo ministro da Integração Pedro Brito levando em conta o decreto catarinense de 23 de junho, em que o governo do Estado definiu situação de emergência em 20 Secretarias de Desenvolvimento Regional.
Segundo o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável Sérgio Silva, a medida favorece Santa Catarina na tramitação para a liberação dos recursos prometidos para a minimização da estiagem.
O secretário estadual está em Brasília, onde se encontra hoje com o diretor do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, coronel José Wilson Pereira. Ele vai negociar a aceitação por parte do ministério dos relatórios feitos pela Defesa Civil estadual.
– A situação é de emergência, pois centenas de agricultores estão perdendo suas lavouras e há municípios sem água para consumo humano – ressaltou Silva.
O secretário informou ainda que medidas de médio e longo prazo estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável para a prevenção da estiagem, como a implantação do Plano Estadual de Recursos Hídricos.
(
ClicRBS , 12/07/2006)