Navio com 6.000 toneladas de gasolina encalha no rio Solimões
2006-07-13
Um navio-tanque carregado com 6.000 toneladas de gasolina está encalhado há uma semana no rio Solimões, entre as cidades de Jutaí e Fonte Boa (cerca de 1060 km de Manaus), na Amazônia Ocidental.
A operação para a retirada deve começar amanhã (14/7). Segundo a Marinha, não há registro anterior de encalhe de embarcações da mesma proporção em rios da região. De bandeira panamenha, o navio Ana B tem 109 metros de comprimento.
"Não há grande emergência porque temos certeza que o navio está em situação segura", afirmou o vice-almirante Gerson Ravanelli, do 9º Distrito Naval da Marinha. Segundo ele, apesar de não haver risco de vazamento, a operação de retirada é difícil.
Rebocadores e balsas foram contratados pela empresa responsável em Manaus, mas levarão cinco dias para chegar ao local. Barreiras de combustíveis já foram instaladas ao redor da embarcação.
O navio é propriedade da empresa espanhola Boluda, mas está a serviço da estatal peruana Petroperu. Segundo a Marinha, ele abastece a cada 45 dias a cidade de Iquitos, na região amazônica peruana. O combustível vem da costa do país no Pacífico e passa pelo Canal do Panamá antes de chegar aos rios brasileiros.
Segundo a Marinha, um inquérito vai apurar as causas do incidente. A empresa responsável terá de arcar com os custos da operação e está sujeita a multa. A representante da Boluda no Brasil, a ISS Marine Services, foi contatada pela reportagem mas não divulgou informações até o fechamento desta edição.
(Por Francisco Figueiredo, Agência Folha, 12/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123786.shtml