Incêndio devasta mais de 2.400 hectares no deserto da Califórnia
2006-07-12
Um incêndio de grandes proporções devastou mais de 2.400 hectares no deserto do Estado da Califórnia (EUA), feriu quatro pessoas e obrigou cerca de mil moradores a deixarem suas casas. Segundo os bombeiros, o incêndio continua se espalhando, devido à força dos ventos e a dificuldade de sobrevoar o fogo com aviões com água. Cerca de 500 bombeiros participam do combate ao incêndio.
As chamas provocaram a evacuação de 800 a mil pessoas em quatro cidades, além de ferir dois bombeiros e dois moradores. O povoado de Pioneertown, construído nos anos 40 para servir de cenário de filmes de Hollywood, teve de ser evacuado, assim como outras três comunidades. O fogo tomou fôlego nesta terça-feira (11/07), quando a zona desértica ao leste de Los Angeles (Califórnia) registrou temperaturas de 38°C, além de um "vento tão forte que os meios aéreos foram ineficazes", segundo o porta-voz dos bombeiros, Jesse Estrada.
O incêndio avançou por uma zona montanhosa e deserta localizada 200 km ao leste de Los Angeles, perto do parque nacional Joshua Tree. Todos os anos, o oeste dos Estados Unidos sofre com fortes incêndios durante o verão, devido às altas temperaturas na zona desértica, de clima seco e ventoso.
(France Presse, 12/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u97872.shtml