Documentário sobre soja no Pará ganha prêmio em Mostra Internacional
2006-07-12
O vídeo “Soja, Em Nome do Progre$$o”, produzido pelo Greenpeace, conquistou o prêmio de votação popular na II Mostra Internacional de Cinema Ambiental (Midcam), realizada entre os dias 5 e 9 de junho, em Natal, no Rio Grande do Norte. Dirigido e editado por Todd Southgate, o documentário retrata as conseqüências da expansão da soja na região de Santarém. Com narração do ator Marcos Palmeira, a produção apresenta inúmeros dados sobre o desmatamento na região, entrevistas com pesquisadores e depoimentos de membros e líderes comunitários. O aumento da violência e a expulsão das comunidades locais também são abordados no vídeo.
A Midcam é uma iniciativa da ONG Baobá e foi realizada pela segunda vez, em junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o organizador da mostra e presidente da Baobá, Haroldo Mota, 55 produções, de vários países, foram enviadas para concorrer ao festival deste ano, que teve uma audiência de mais de 400 pessoas. O cultivo do algodão em Burkina Faso, a violência social no Pontal do Paranapanema, o Parque Nacional da Serra do Divisor, o povo indígena Deni, a Amazônia e a Caatinga, foram alguns dos outros temas também vencedores da Mostra.
Exibido na noite de abertura, o documentário foi aplaudido de pé pelo público presente no auditório da Assembléia Legislativa. “O filme retrata muito bem a atual realidade na Amazônia, mostra os conflitos de terra, a violência. Sentimos que as pessoas realmente receberam muito bem o documentário”, declara Mota.
(Greenpeace Brasil, 11/07/2006)
http://www.greenpeace.org.br/amazonia/?conteudo_id=2829&sub_campanha=0