Portugal investe cerca de 600 milhões de euros no setor das renováveis
2006-07-11
Portugal vai ser palco de investimentos no setor das energias renováveis no valor total de 593 milhões de euros em breve prazo. Promovido pela Ventominho, o Parque Eólico Minho é a iniciativa de maior dimensão, com a canalização de 343 milhões de euros para a construção de 120 torres de dois MW. O parque terá uma produção anual de 667 GWh. Destacam-se ainda as sete centrais de biomassa florestal que vão ser construídas em seis distritos do País. O projeto está a cargo da EDP – Energias de Portugal e da Altri e representa um investimento de 250 milhões de euros.
Os projectos foram apresentados pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, na conferência "Estratégia Nacional para a Energia", que decorreu sexta-feira, 7 de Julho, no Porto. O ministro garantiu que dentro de quatro anos 39 por cento da energia consumida em Portugal vai ter origem em fontes renováveis, pelo que o objectivo estabelecido pela União Europeia será cumprido. "Não posso é garantir que um ou outro projecto fique de fora por razões alheias ao Governo, mas Portugal está na linha da frente neste domínio, com empresas sólidas e com capacidade para a inovação", afirmou o responsável.
O Governo anunciou que o contrato de concessão do concurso da eólica será assinado antes do final do Verão, no momento em que está a ser criado um Laboratório Nacional de Energia e Geologia para trabalhar em articulação com as empresas do sector. Será ainda aberto um Fundo de Investigação nesta área, para financiar projectos de investigação em empresas e universidades. "Este será um investimento que permitirá afirmar Portugal como um centro de competências e de inovação nesta área de vanguarda tecnológica", sublinhou Manuel Pinho.
(Ambiente Online, 10/07/2006)
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=4183