Senadores Norte-Americanos incitam Bush a agir para mitigar as mudanças climáticas
2006-07-10
Quarenta senadores enviaram uma carta ao Presidente Bush no dia 29 de junho, pedindo que ele “forneça liderança” sobre as mudanças climáticas, e alertando que os Estados Unidos poderiam perder competitividade em um mundo consciente em relação ao carbono.
Há um ano, o senado passou uma resolução reconhecendo a necessidade por um programa nacional obrigatório para reverter o aquecimento global. “Hoje, estamos escrevendo para expressar a nossa contínua preocupação sobre as ameaças impostas pelo aquecimento global, e o nosso apoio para um programa nacional obrigatório, o qual reduziria o nível das emissões atuais para o mesmo de dez anos atrás”, declara.
A carta pontua os sinais do aquecimento global, como a redução da camada de gelo, desaparecimento de geleiras, aumento do nível do mar, e derretimento antecipado da neve, o qual agrava o racionamento de água no oeste dos Estados Unidos. Também são citadas descobertas dos próprios cientistas de Bush, atribuindo as mudanças climáticas à ação antrópica.
Além disso, a carta alerta sobre potenciais impactos econômicos, dizendo que “também é importante manter a competitividade das empresas norte-americanas em um mercado global consciente em relação ao carbono. Já que não sinalizamos uma redução da poluição, as empresas norte-americanas continuam a fazer investimentos a longo prazo, os quais nos comprometem em aumentar as emissões relacionadas com o aquecimento global. A nossa inação desencorajou o emprego de tecnologias existentes e o desenvolvimento de novas tecnologias.”
A carta adiciona: “companhias estrangeiras estão avançando em designs e patentes inovadoras em photovoltáicos, tecnologias automobilísticas, eólicas, e construção eficiente. É importante agir depressa, pois o custo e a dificuldade de contra-balançar as mudanças climáticas “aumentam a cada ano”, dizem os pesquisadores. Eles concluem: “Ao considerarmos a legislação para mitigar o aquecimento global, nós o incitamos a fornecer liderança sobre este assunto crítico apoiando os nossos esforços”.
Vários projetos-de-lei estão sendo considerados no congresso, incluindo o "Strong Economy & Climate Protection Act" (Ato para fortalecer e economia e proteger o clima), o qual limitará as emissões de grandes emissores. Além disso, o Senador Republicano John McCain disse que re-introduzirá o "Climate Stewardship Act", o qual limitaria as emissões de gases do efeito estufa de usinas de energia, transporte e outras fontes. Enquanto a maioria é Democrata, alguns membros da lista são Republicanos, companheiros de Bush, incluindo McCain (provável candidato à presidência em 2008), Richard Lugar, Susan Collins, Lincoln Chafee e Olympia Snow.
(Carbono Brasil, com informações da Environmental Finance, 07/07/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=13839&iTipo=5&idioma=1