Pelo menos 3 milhões de litros de biodiesel já foram colocados no mercado gaúcho, entre os 70 postos de combustíveis (19 na Capital) que comercializam o produto no RS. Na verdade, o combustível, disponibilizado por enquanto em parte dos postos da Petrobras Distribuidora, consiste na adição de 2% de biodiesel, menos poluente, ao óleo diesel. Até o momento, o preço não sofreu alterações, mas segundo o gerente da rede de postos da Petrobras Distribuidora no RS, José Otávio Alves de Souza, a tendência é de que os valores caiam.
A oferta do produto consiste em uma antecipação da Petrobras ao previsto na legislação federal - obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel a partir de 2008 no país. Os postos da rede estão sendo abastecidos com biodiesel produzido à base de soja pela Brasil EcoDiesel, no Piauí. A Petrobras Distribuidora, que possui um equipamento destinado a realizar a mistura na base de Canoas, está montando o segundo em Passo Fundo e instalará o terceiro em Ijuí. Em 90 dias, pretende aumentar a oferta para 300 postos no Estado. Por enquanto, há estabelecimentos vendendo biodiesel nas regiões Metropolitana e Serra, bem como nas cidades de Ijuí, Lajeado, Pantano Grande, Pelotas, Santa Cruz do Sul, São Martinho e São Borja. Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sulpetro/RS), Adão Oliveira, em breve postos de todas as bandeiras deverão também vender o produto. "Temos boas expectativas, mas ainda mantemos uma certa cautela devido aos acontecimentos recentes envolvendo tanto o gás natural veicular (GNV) quanto o álcool", destacou Oliveira.
Em postos de combustíveis da BR no país, o biodiesel começou a ser vendido no ano passado por Belém, no Pará. Agora, o número de estabelecimentos com o produto disponível no Brasil chega a 500. No Rio Grande do Sul, a distribuição teve início há aproximadamente 30 dias. Qualquer veículo movido a diesel pode utilizar o produto com a mistura de 2% de biodiesel, sem necessidade de adaptação, inclusive aqueles com motores dois tempos. Na Capital, há postos que optaram por oferecer apenas o biodiesel.
(
Correio do Povo, 10/07/2006)