O município está investindo em um projeto de reflorestamento a partir da distribuição de mudas de eucalipto. Cada propriedade rural pode ganhar até 1,6 mil mudas, produzidas na estufa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Nedel. O agricultor interessado deve se inscrever na Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente.
A idéia surgiu no ano passado, a partir de um projeto da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer para construir um viveiro destinado às aulas práticas de técnicas agrícolas. Com a efetivação do projeto, ficou definido, em conjunto com o Conselho Agropecuário local, que a cada dez mudas de eucalipto o produtor receberia uma de árvore nativa. Já foram entregues 2 mil mudas de eucalipto, há 10 mil prontas para distribuição e 12 mil em desenvolvimento. Um dos objetivos é oferecer uma alternativa de renda para que o pequeno produtor possa diversificar a produção.
Durante as aulas, uma das tarefas desenvolvidas é o plantio de mudas de pinheiro e variedades nativas, como pitanga, guabiju e ingá, na área da escola. O projeto envolve ainda a cultura de hortaliças, que são utilizadas na merenda escolar. A produção excedente é distribuída para famílias do município. Participam do projeto, além da Raimundo Nedel, as escolas Bento Gonçalves e Cantinho da Criança.
(
Correio do Povo, 09/07/2006)