Chuvas de monções causam enchentes e mortes no sul da Ásia
2006-07-10
Chuvas de monções inundaram grande parte do Estado de Uttar Pradesh, na Índia, e 21 pessoas morreram em decorrência de afogamentos, desmoronamento de casas e relâmpagos durante o fim de semana, relataram autoridades nesta segunda-feira. Em Bangladesh, pelo menos 12 pessoas morreram em deslizamentos de terra ou após serem atingidas por raios durante os últimos dois dias, em pesadas tempestades no leste do país.
Ao longo de toda a Índia, pelo menos 250 pessoas morreram desde o começo da estação das monções, em junho. As pesadas tempestades causaram quedas de energia por várias horas no Estado de Uttar Pradesh -- o mais populoso da Índia, com 170 milhões de pessoas -- incluindo na capital do Estado, Lucknow. Na semana passada, mais de 80 pessoas morreram por causa das chuvas de monções no oeste e leste da Índia e a vida normal em Mumbai foi afetada por dois dias, quando o aguaceiro atingiu o centro financeiro da Índia.
Em Uttar Pradesh, as pessoas criticaram o governo por não tomar medidas para prevenir as cheias e inundações. "Parece que as autoridades só estão interessadas em liberar fundos todo ano, de maneira que elas possam surrupiá-los, enquanto temos que sofrer ano após ano com a fúria da natureza", disse Ram Chander, um operário que mora nas cercanias de Lucknow. O Comissário de Socorro de Uttar Pradesh, Renuka Kumas, disse que, apesar de o Estado ter um orçamento anual de 65 milhões de dólares para lidar com desastres naturais, gastou apenas 17,4 milhões de dólares em melhorias.
(Reuters, 10/07/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2444001-2444500/2444283/2444283_1.xml