WWF-Brasil reúne projetos de conservação de todo o Brasil em oficina de Educação Ambiental
2006-07-10
O programa Educação Ambiental para Projetos Integrados de Conservação e Desenvolvimento (EAPICD) está com seu ciclo de formação 2006/2007 em andamento. Os trabalhos tiveram início entre os dias 12 e 16 de junho. Neste novo ciclo, serão formados 30 parceiros que atuam na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Durante uma semana, em Rondônia, eles aprimoraram seus projetos de conservação, ações de educação ambiental e intervenção social, além de trocar experiências. O EAPICD foi criado pelo WWF-Brasil em 1998 e, desde o ano 2000, conta com o apoio do Núcleo Maturi.
O objetivo do programa é desenvolver habilidades que possibilitem qualificar a profissionalidade dos educadores e profissionais em campo, preparando-os para atender à crescente demanda de projetos e ações ligadas aos diversos grupos e setores sociais. Além disso, pretende estimular o desenvolvimento de novos projetos de educação e gestão participativa dos recursos naturais.
A primeira oficina do novo ciclo envolveu os participantes em diversas tarefas, como atividades artísticas, exercícios para o corpo, avaliação e reflexão de seus projetos e realidades locais, e exercícios que facilitam o desenvolvimento de habilidades sociais como falar, ouvir, compreender e respeitar. Por isso, Mariana Antunes Valente, técnica em educação ambiental do WWF-Brasil, e uma das monitoras do encontro, ressalta que o EAPICD é "um rico espaço de aprendizagem, onde se pode experimentar novas possibilidades de relações interpessoais e observações da realidade".
Já Juan Negret, também monitor do encontro e técnico em educação ambiental do Programa Amazônia aponta para a produção de conhecimento que as oficinas proporcionam: "Cada participante escreverá um artigo sobre temas variados, entre eles, a profissão do educador, a realidade que o cerca ou seu próprio projeto. Quando reunido, este material fará parte de uma publicação que traça histórico e aprendizados gerados a partir do EAPICD", comenta.
Esta foi a primeira oficina do novo ciclo, os próximos encontros presenciais acontecem em outubro deste ano e em abril de 2007. Porém, no período entre as oficinas os participantes realizam micro oficinas locais, nas quais aplicam os conhecimentos e experiências construídas nos encontros nacionais em atividades práticas em sua região. Estes novos participantes passarão a fazer parte da Rede EAPICD, que já reúne cerca de 70 educadores.
(Assessoria de Comunicação - WWF-Brasil, 09/07//2006)