Governo filipino se prepara para ser grande produtor de transgênicos
2006-07-08
As Filipinas poderão se tornar um grande produtor de safras biotecnológicas em cerca de cinco anos com a esperada aprovação pelo governo de safras geneticamente modificadas, disse hoje um especialista americano em biotecnologia.
"Esperamos que as Filipinas liberem para comercialização as safras transgênicas que estão sendo atualmente desenvolvidas em cerca de cinco anos, e isso tornará o país líder tecnológico nesse campo", disse hoje a jornalistas Hector Quemada, gerente do Programa para Biossegurança do Sistema de Biotecnologia/Interface Biodiversidade (PBS-BBI, pela sigla em inglês) da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional.
Quemada observou que as Filipinas atualmente estão desenvolvendo diversas variedades de plantas com o uso da biotecnologia. Como exemplo, citou o Instituto de Criação de Plantas da Universidade de Philippines-Los Banos, que submeteu recentemente à aprovação do Comitê Nacional de Biossegurança, para testes em campo, uma variedade geneticamente modificada do mamão papaia, resistente ao vírus ringspot, e uma variedade de amadurecimento mais demorado, que aumentaria o período de estocagem da frutas. A agência também está desenvolvendo um BT (bacillus thuringiensis) de berinjela que seria resistente a insetos, como a mosca-branca. As informações são da Dow Jones.
(Estadão, 03/07/2006)
http://www.estadao.com.br/agronegocios/noticias/2006/jul/03/67.htm