Para o governo alemão, política climática da União Européia não é efetiva
emissões de co2
2006-07-05
A política climática da União Européia é muito focalizada na restrição das emissões de CO2 dentro da sua fronteira, faltando uma dimensão global, segundo conselheiros do Governo Alemão. O relatório, chamado “Estratégia Climática – entre a ambição e o realismo”, foi realizado pela Conselho Científico de Políticas Governamentais e apresentado para o Ministro do Meio Ambiente no dia 28 de junho.
O relatório dá ênfase à fraqueza das políticas Alemãs e Européias para mitigar as mudanças climáticas. A política atual “não se provou efetiva, nem dentro da UE, nem globalmente”, disse o relatório.”Globalmente, as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto são muito limitadas, cobrindo somente um pequeno período e se aplicando a um grupo seleto de países desenvolvidos, os quais já possuem economias relativamente eficientes em relação ao CO2. A política atual...não possui uma perspectiva global a longo prazo”.
Os autores do relatório recomedaram as seguintes ações ao Governo Alemão:
- Foco em adaptações fáceis de serem atingidas (através de medidas custo-efetivas contra enchentes, e gerenciamento dos recursos hídricos na Holanda);
- Reduzir as emissões através de tecnologias existentes e se concentrar na eficiência energética, seqüestro e armazenamento de carbono em combinação com tecnologias de gaseificação, uso da biomassa, redução do desmatamento, aceleração do florestamento, e redução das emissões de metano e N2O; (o relatório vê pouco potencial para energia solar e eólica, e uma contribuição limitada e temporária para a energia nuclear – os combustíveis fósseis continuarão a dominar o cenário do fornecimento energético pelo menos até 2050;
- Trabalhar na coordenação global efetiva via uma abordagem “flexível”, combinando uma gama de iniciativas desenvolvidas para alcançar os interesses dos diferentes países envolvidos.
O relatório também aconselha o estabelecimento de uma Organização Climática Mundial (WCO - World Climate Organisation) com um corpo executivo (Conselho Climático Especial) sob a coordenação da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC - UNs Climate Change Convention ).
(Carbono Brasil, 04/07/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=13774&iTipo=5&idioma=1