As revendas de agroquímicos de Bagé estão comunicando que no dia 7 de julho um caminhão irá percorrer algumas regiões em Bagé, Aceguá, Hulha Negra e Candiota, para recolher as embalagens vazias de agrotóxicos utilizadas em propriedades com área de cultivo de até 50 hectares. O trabalho é uma parceria das empresas com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
De acordo com o presidente da Cooperativa Mista de Aceguá (Camal), Sieghardt Ott, essa parceria para promover o recolhimento das embalagens já vem ocorrendo nos anos anteriores; é uma exigência com intuito de contribuir com o meio ambiente.
Ele informa que todo o material recolhido vai para a Central de recebimento de agrotóxicos, que fica em Dom Pedrito. Ott observa que as empresas se unem para colocar um caminhão a disposição dos pequenos produtores, que geralmente usam produtos com menos quantidade. Os demais produtores levam diretamente na Central.
Durante a entrega das embalagens no caminhão que percorrerá a região, Ott anuncia que é necessário os produtores estarem munidos das embalagens limpas, secas e furadas. Também deverão estar acompanhados do talão do produtor. No local, é entregue ao agricultor um comprovante de entrega da embalagem, que serve de documento em caso de possível fiscalização. O dirigente destaca a importância da colaboração dos produtores para o trabalho e alerta que descartar este tipo de embalagem em local e de forma errada caracteriza crime ambiental.
(Por Márcia Marinho,
Minuano online, 05/07/2006)