Intensas chuvas provocam retirada de 50 mil pessoas no México
2006-07-05
Ao menos 50 mil pessoas foram retiradas nesta terça-feira (04/07) do leste da capital mexicana devido à inundação da região, após as intensas chuvas que caíram nas últimas horas. A água acumulada chegou a 1,5 metro de altura. A operação para retirar a população foi realizada no município de Iztapalapa, periferia do Distrito Federal. Pelo menos 12 de seus bairros sofreram inundações, sem que fossem registradas vítimas.
O diretor-geral de Serviços Urbanos em Iztapalapa, Alfonso Hernández, informou que a chuva que caiu durante a noite foi a mais intensa da última década. Segundo informou-se, para cada metro quadrado havia 50 litros de água, atingindo um nível de quase um metro e meio.
O Corpo de Bombeiros, membros da proteção civil e voluntários trabalharam fortemente para colocar a salvo os habitantes da área, diante do risco de que o nível da água subisse rapidamente. No entanto, milhares de pessoas preferiram ficar em suas casas e tentar salvar seus pertences. O município enviou nove caminhões do tipo Vactor, utilizados na sucção de água, enquanto o Sistema de Águas da Cidade do México enviou dez de seus veículos para agilizar a drenagem.
(Ansa, 04/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u97593.shtml