A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí Ltda (Ecocitrus) teve uma boa participação na Terceira Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (DMA) e ocorreu de 21 a 25 de Junho, em Brasília. O gerente-coordenador da Ecocitrus Ernesto Carlos Kasper, representou a organização com um estande e avaliou como positiva a presença dos agricultores da região.
Além da Cooperativa com sede em Montenegro, membros da Novo Citrus, de Pareci Novo, também estiveram na delegação. Kasper informou que foram comercializados mais de 200 litros de suco ecológico de laranja e bergamota. No entanto, ele ressalta que o objetivo principal não era a venda de produtos, mas a divulgação da marca. "Um fator interessante é a troca de experiências entre os expositores", aponta.
Apesar de estar sozinho no estande da Ecocitrus, o que dificultou a realização de contatos, Kasper pôde conhecer alguns projetos de produtores de Minas Gerais e Goiás, além de estabelecer contatos com diversos interessados em revender os produtos Ecocitrus. Ele afirma que a marca é bem aceita, por representar produtos ecológicos e de produção familiar; características predominantes na região sul.
A Feira teve 520 expositores, sendo que 177 eram dos estados do sul do Brasil. Ela traz uma diversidade de produtos muito grande, evidenciando a tradição, a cultura e as etnias da agricultura familiar em todo o Brasil.
(Por Reinaldo Ew,
Jornal Ibiá, 04/07/2006)