(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
biocombustíveis etanol política energética
2006-07-04

De carona no nacionalismo movediço insuflado pela Copa do Mundo de futebol, a Universidade de Brasília (UnB) promoveu, há três semanas, seminário com o seguinte tema: “O Brasil que deu certo: em terra, no mar e no ar”, como parte do Fórum Brasil em Questão, ciclo de debates sobre temas relacionados com a relação entre a universidade e as eleições presidenciais.

Foram convidados para a mesa representantes de três empresas: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Petrobras e Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que desenvolvem atividades, respectivamente, “em terra, no mar e no ar”.

Aliomar Silva, assessor do presidente da Embrapa, exaltou conquistas da empresa estatal criada em 1973: o avanço das pesquisas que permitiram a garantia de abastecimento interno, as cifras significativas no campo da exportação de gêneros agrícolas nos últimos anos e o domínio sobre as últimas novidades na área de produção em áreas tropicais – ainda que haja desafios inconclusos como a apropriação da tecnologia por parte dos agricultores familiares e o aumento de produção sustentável de alimentos (por causa do crescimento da demanda populacional) em termos socioambientais.

Já o gerente executivo de Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Petrobras, Irani Varella, fez um breve relato de como a empresa se tornou a sétima maior empresa petrolífera de capital aberto (com ações na bolsa) do mundo. A chave do sucesso, garantiu Varella, foi o investimento em tecnologia aliado à necessidade da superação da dependência do petróleo, mesmo em períodos instáveis como nas crises dos anos 70 (1973 e 1979). “A estratégia de ir para o mar [para desenvolver a prospecção em águas profundas] mudou o destino da empresa e do País”, pontuou, ressaltando a cooperação das universidades no processo para que a Petrobras pudesse evoluir também na parte de refino do petróleo.

O modelo do Estado empreendedor e de empresas estatais estratégicas foi o motopropulsor, de acordo com Horácio Forjaz, vice-presidente executivo de Comunicação Empresarial Embraer, das conquistas da empresa aerospacial brasileira. Os esforços, lembrou ele, começaram ainda no pós-II Guerra Mundial, em 1946, com a criação do Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), seguido pela inauguração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950. A primeira família de aviões veio em 1965, com o programa experimental IPD 6504, do avião Bandeirante e a Embraer foi instituída oficialmente apenas em 1969. A Embraer passou por graves crises a partir da década de 80, passou por um processo de privatização, e conseguiu se reerguer. Mantém hoje unidade fabril na China e unidades fixas nos EUA, em Portugal, na França e em Cingapura. Apenas cerca de 12 países têm domínio sobre o ciclo tecnológico completo de construção de aeronaves.

“São empresas que se salvaram do incêndio”, comentou o professor Dércio Munhoz, do Departamento de Economia (ECO) da Universidade de Brasília (UnB). As três passaram por situações complicadas – a Embraer, por exemplo, chegou a contrair empréstimos no mercado, como se não fosse uma empresa estatal, para garantir negócios - por conseqüência da destruição das políticas públicas de infra-estrutura estratégica. Um dos principais divisores de água, lembrou Munhoz, foi a assinatura do acordo de 1983 com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que determinou que investimentos em estatais deveriam ser contabilizados como déficit público. “Desde então, demos todo poder à tecnoburocracia”, resumiu.

Na opinião do acadêmico que mediou o debate sobre “O Brasil que deu certo”, a classe política não assumiu o poder com a redemocratização. “O primeiro presidente civil, José Sarney, não conseguia influenciar nas decisões da área econômica porque, a despeito de experiências interessantes, caiu na mão de ministros ligados ao sistema financeiro e ligados à especulação”. Munhoz cita um exemplo clássico: o presidente Sarney quis colocar no orçamento de 1989, uma verba para a estratégica ferrovia Norte Sul. O ministro da Fazenda, que já naquela época destinava verbas monumentais ao pagamento de juros, não pensou duas vezes em desautorizar publicamente o então presidente. Até hoje a prioridade aos pagamentos do sistema financeiro inviabiliza o País. “O Ministério da Fazenda e o Banco Central ditam as regras que influenciam todas as áreas, inclusive as empresas estatais. Há um estrangulamento de caráter político-administrativo que precisa ser superado. Para isso, o governo precisa ter força para se impor. Se o governo dá independência para o Banco Central praticar os juros que bem quer, faltam recursos no Orçamento”.

O processo de desestatização também foi imposto, de acordo com o professor, em grande parte pelo Banco Mundial, a partir do final dos anos 60, quando passou a exigir a formação de empresas organizadas como sociedade mista, com ações na bolsa, balanço contábil e política de preços, como condição para conceder financiamentos na área de infra-estrutura. “Hoje, curiosamente nós temos empresas na área energética que não morreram, como a Eletrobrás, que são fundamentais porque o setor privado está em busca apenas de rendimentos altos”, observou. “Mas não há recurso para nada, visão estratégica nenhuma”.

Janela de oportunidade
Não é bem assim, garantiu o secretário-geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), Coronel Oswaldo Oliva Neto. O NAE, guiado pelo ex-ministro Luiz Gushiken, é um braço da Presidência da República e vem desenvolvendo o projeto estratégico de longo prazo batizado de Brasil 3 Tempos. São três datas-referência: 2007 – início do projeto, 2015 – prazo definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos de Desenvolvimento Milênio, e 2022 – comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.

O trabalho do Brasil 3 Tempos advém da interação entre a percepção da sociedade com a visão de especialistas e está dividido em duas vertentes. A primeira delas busca atender demandas internas específicas – no momento, está em curso um esforço específico voltado para a qualidade da educação básica - e a outra diz respeito a janelas de oportunidade. “O desafio que o projeto lança é o seguinte: o que nós temos que fazer até 2022 para que, quando chegarmos lá, nós e o mundo nos vejamos como uma nação desenvolvida”, explicou Oliva, em entrevista exclusiva à CARTA MAIOR ( Diferencial do Brasil está no agronegócio, defende secretário do NAE).

Na categoria de janela de oportunidade – na qual se encaixam bem os exemplos de Embrapa, Petrobras e Embraer - uma questão em especial está sendo trabalhada com maior atenção: os biocombustíveis, para o qual Oliva Neto não descarta, em última instância, até a criação de uma nova estatal, caso a Petrobras não assuma esse papel. Dentro de uma década, a produção máxima de petróleo no mundo será atingida. “Deverá ser uma fase de tensão internacional muito grande”, projetou o secretário-geral do NAE.

Existem três fontes principais de biocombustível: o etanol, o biodiesel e o H-Bio. O biodiesel, segundo Oliva, é um grande programa com uma “vertente social muito forte”, pois viabiliza a produção na região do Semi-Árido Nordestino, mas esbarra em limites incontestáveis. “A viabilidade econômica do biodiesel não sinaliza para um projeto de escala”, colocou.

O H-Bio é um projeto de uso de óleo vegetal para produção do diesel. De forma inovadora, a Petrobras desenvolveu uma mistura de óleo vegetal direto com o óleo cru e fez o refino. Esse refino gera o óleo diesel e gera como subproduto o gás de cozinha. “Esse produto tem uma lógica de mercado e tem uma escala. Os testes iniciais foram feitos com soja – produto que gera o maior volume de óleo no País -, mas não impedem que outras oleaginosas sejam utilizadas”.

A principal aposta estratégica do NAE, contudo, se volta para o etanol, oriundo da cana-de-açúcar. Adicionado à gasolina, o etanol pode reduzir parcialmente o consumo do combustível. “Em se tratando de etanol, somos imbatíveis no mundo”, definiu o coronel Oliva. Mesmo a agricultura dos EUA, segundo ele, padece ainda de dificuldades para competir com os brasileiros por causa da grande diferença no custo de produção.

Matéria publicada no diário norte-americano The New York Times, no último dia 25 de junho, vai de encontro às condições pré-concebidas pelo NAE. O texto focaliza um “boom do etanol” que estende do Tennessee a Kansas. Dúzias de fábricas que transformam milho em etanol estão se espalhando pelo interior dos EUA. As perspectivas de lucro têm atraído cooperativas de pequenos agricultores, fundos do sistema financeiro e até investimentos de multimilionários como Bill Gates, dono da Microsoft.

Antes “sonho verde dos ambientalistas”, o etanol está no centro da “corrida pelo ouro dos dias de hoje”. Três são os fatores fundamentais que sustentam essa corrida: os subsídios governamentais, a demanda real (etanol como suplemento para a gasolina), e a mistura potente da sagacidade dos fazendeiros com as perspectivas de produção (o lucro com etanol cresceu mais de 100% em menos de dois anos).

A explosão do produto, relata a matéria, colocou duas gigantes em lados opostos. Executivos da Cargill têm ressaltado que conseqüências involuntárias que não estão sendo consideradas e que a produção de combustível em larga escala pode resultar em aumento dos preços dos alimentos para os consumidores, bem como a transformação de vastas áreas preservadas em plantações. A Archer Daniels Midland (ADM), por sua vez, é pioneira na produção de etanol desde os anos 70 e segue apostando alto no comércio do produto.

O boom do etanol dos EUA sofre, porém, com limitações. Para atingir o patamar de 50 bilhões de galões por ano (meta para auto-abastecimento), será preciso ocupar metade da área agricultável dos EUA e o custo do etanol brasileiro a partir da cana-de-açúcar, permanece com um custo menor em cerca de 30%. Por ora, o etanol já provocou, segundo o jornal The New York Times, uma mudança da economia rural dos EUA. Para 2008, a produção deve aumentar 30% e – oito bilhões de galões ao ano. E nos próximos 12 meses, 39 plantas industriais sairão do papel, número suficiente para que a produção norte-americana supere a brasileira.
Por Maurício Hashizume, Carta Maior, 03/07/2006.
http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=11590


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -