A sistematização do uso de plantas medicinais e fitoterápicos foi tema do 8º Seminário Estadual do Fórum pela Vida - Projeto Plantas Vivas, realizado ontem na Assembléia Legislativa. Os participantes comemoraram a recente concretização de políticas nacional e estadual voltadas para a garantia do uso desses medicamentos. A meta é ampliar o uso da fitoterapia junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nove ministérios estão envolvidos com o decreto, assinado pelo presidente Lula no dia 22 de junho, que estabelece as linhas de ação prioritárias para o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos e as recomendações nacionais e internacionais sobre o tema. "Alguns dos programas atuais são antigos e implantados de forma distinta em cada Estado. Faltava uma política que normatizasse essas iniciativas de forma sistematizada", afirmou o assessor técnico do Ministério da Saúde, Ângelo Rodrigues.
Na avaliação da coordenadora da Rede Fito-RS, da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Silvia Czermainski, o decreto servirá de respaldo jurídico para que a fitoterapia seja mais difundida entre médicos, veterinários e a própria população. Ela ressaltou que, em âmbito estadual, a principal dificuldade enfrentada é a carência de recursos destinados ao assunto.
(
Correio do Povo, 04/07/2006)