Turistas salvam a vida de um panda gigante na China
2006-07-03
A rápida intervenção de um grupo de turistas salvou a vida de um panda gigante gravemente ferido, segundo a agência China News Service. O animal foi encontrado em péssimas condições de saúde no Parque Florestal de Heihe, na Província central de Shaanxi --local que abriga o panda mais ameaçado do mundo, o das montanhas Qinling.
Segundo um especialista do Centro de Resgate e Criação de Animais Selvagens de Shaanxi, o animal ferido tem seis anos (a expectativa de vida média do animal é de 15 anos) e pesa mais de 60 quilos. Não se sabem os motivos, mas o urso perdeu a mobilidade da cintura para baixo e tem o olho esquerdo gravemente inflamado, embora os veterinários confiem em sua total recuperação.
Cerca de 300 ursos vivem nas montanhas Qinling, próximas à região onde o urso foi encontrado. Estes animais correm risco de serem extintos. Foi iniciado um plano que pretende aumentar a população dos ursos para 400 animais até 2020, além de expandir seu território para 500 mil hectares, a partir dos 340 mil atuais.
Segundo o WWF (World Wildlife Fund), as operações de minério em uma região rica em ouro e níquel e a caça ilegal são as principais ameaças aos ursos. Atualmente, 1.600 pandas gigantes vivem na China livres na natureza, quase todos eles nas montanhas da Província sudoeste de Sichuann.
(EFE, 03/07/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u97550.shtml