Acampamento hippie em floresta americana preocupa Serviço Florestal
2006-07-02
Cerca de 8.000 campistas hippies chegaram nesta semana na Floresta Nacional Rout para o encontro anual das “famílias arco-íris.” O evento, que começou em 1972, se tornou praticamente uma peregrinação nacional do movimento flower power e dos espiritualmente engajados.
Eles esperam que o número de pessoas ainda dobre durante os feriados de 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. A floresta é extremamente seca e está propensa a propagação de doenças, insetos e aridez, segundo especialistas. Há 120 anos, a floresta pegou fogo.
Kent Foster está perdendo o sono. “Você acorda e já percorre todos os cantos,” afirmou Foster, oficial administrativo do Serviço Florestal em Steamboat Springs, uma hora ao sul de distância. “Ainda vai acontecer algum acidente.”
Alguns Arco-íris também estão nervosos. Um homem que chama a si próprio de Circus Maximus – quando não está na sua vida arco-íris, é chefe e administrador de propriedades em Seattle – se tornou um “chato” sem descanso, patrulhando o acampamento e gritando as regras para se evitar incêndios noite após noite no Círculo, local onde as pessoas vão comer e socializar ao anoitecer.
As regras proíbem fogueiras individuais e permite que pessoas fumem apenas nos locais pré-aprovados pelo Serviço Florestal. Cinco galões de água supostamente estão disponíveis assim que necessário. “Se você vê alguém fazendo uma fogueira perto de você, por favor, peça para a pessoa apagá-la imediatamente!”, ele gritou enquanto ele passava pelo Círculo na noite de quinta-feira, vestindo roupas de cowboy e um lenço com as cores do arco-íris amarrado no pescoço. “Se você quer fazer uma fogueira, tenha próximo de você pelo menos uns 40 litros d’água!”
Uma mulher com um bebê no colo lentamente começou uma roda de hula-hula no centro do Círculo. Outras pessoas conversavam e esperavam por um suposto casamento que logo mais aconteceria. Cachorros e crianças perambulavam em toda a parte. Pessoas fumavam cigarros normais e de maconha, violando as regras mesmo com o discurso literalmente inflamado de Circus.
Outros afirmavam que o espírito arco-íris é imune das trevas. Algumas pessoas conversavam sobre a eficácia comprovada de orar para a chuva ou diziam que acreditavam que o Serviço Florestal, que segundo eles era antagônico aos encontros arco-íris, está exagerando quanto aos riscos como uma tática de perturbar os campistas.
Foster afirmou que estava menos preocupado sobre o fogo no acampamento do que sobre as florestas sem segurança ao redor. A maioria dos incêndios de verão nesta parte das montanhas Rockies começam a partir de relâmpagos que caem em tempestades sem chuva.
(Por Kirk Johnson, The New York Times, 01/07/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/24345012435000/2434671/2434671_1.xml