Câmara aprova exploração de petróleo na costa dos EUA
2006-07-02
O Congresso dos Estados Unidos deu um grande passo na direção de permitir a exploração de petróleo e gás nas águas da costa do país, que estiveram fechadas para a indústria do petróleo por 25 anos. Ainda assim, uma batalha sobre a questão cresce no Senado. A apoio da administração Bush para a legislação, que foi aprovada na quinta-feira por 232 votos a 187 na Câmara dos Deputados, é morno.
O projeto de lei daria fim a uma moratória de exploração na plataforma Continental que o Congresso renovou todos os anos desde 1981. Ela cobre 85% das águas da costa dos EUA - em todos os lugares exceto o centro e oeste do Golfo do México e algumas áreas na costa do Alasca.
No Senado, a medida deverá enfrentar uma obstrução dos senadores da Flórida e, possivelmente, de outros de Estados costeiros que temem que a exploração de energia na costa possa ameaçar o mercado multibilionário do turismo e do lazer, se houver algum vazamento.
O Senado está considerando um medida limitada que abriria uma área no leste do Golfo do México, conhecida como "Lease Area 181", que entra em 160 km na Flórida. Ela não está sob a moratória. Mesmo essa medida tem pouca chance de passar, a menos que seus apoiadores consigam 60 votos para superar uma obstrução da Flórida.
A senadora Mary Landrieu disse nesta sexta-feira que os líderes republicanos do Senado e Pete Domenici, responsável pelo Comité do Senado para a Energia e Recursos Naturais, concordaram com um novo plano de compartilhamento dos lucros que daria 37,5% dos futuros royalties do desenvolvimento da área 181 ao quatro Estados do Golfo produtores de energia, e também abriria 6,3 milhões de acres adicionais ao sul da área 181. Mas essa proposta não alivia as preocupações dos senadores da Flórida e poderia gerar nova oposição ao plano de Domenici.
(AP, 30/06/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/30/361.htm?RSS