O Núcleo Ecoflorestal Sintonizado, da Ecovale, inaugurou no sábado (01/07), às 16h, a Agroindústria Ecológica de Derivados da Cana-de-Açúcar, localizada em Linha Floresta, no interior de Vera Cruz. O descerramento da fita e a visita às instalações acontecerão depois de uma celebração ecumênica e pronunciamentos de líderes e de autoridades. Cinco famílias irão trabalhar na nova agroindústria.
Devido aos efeitos da estiagem, a produção inicial será de 150 quilos por mês de açúcar mascavo e 50 quilos por mês de melado. Em condições climáticas normais, há uma previsão de se produzir até 10 toneladas ao ano. Além disso, o grupo planeja a ampliação da produção através do aumento do plantio da cana-de-açúcar.
Tanto o açúcar mascavo quanto o melado são ecológicos e levam a marca Ecovale. Serão comercializados nas feiras e na loja da cooperativa em Santa Cruz do Sul. O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) presta auxílio e assessoria técnica desde a discussão inicial da proposta, elaboração do projeto, acompanhamento nos trâmites legais e registros. Também financiou a aquisição dos equipamentos da agroindústria através do Fundo de Apoio a Pequenos Projetos.
(
Correio do Povo, 01/07/2006)