Uma parceria com os Correios possibilitará o incremento na renda de catadores de lixo de uma comunidade da zona Sul da Capital. O acordo foi assinado sexta-feira (30/06) na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Movimento dos Direitos dos Moradores de Rua, na avenida Padre Cacique. Pelo termo de doação, eles recolherão, semanalmente, o lixo seco produzido no prédio da administração dos Correios em Porto Alegre, onde trabalham cerca de mil funcionários. Por mês, a associação deverá recolher mais de uma tonelada de papel reciclável.
Segundo o diretor dos Correios no RS, Larry Medeiros de Almeida, o acordo refere-se apenas ao material produzido na sede administrativa, mas há a intenção de estender a iniciativa. "O material produzido nos outros prédios dos Correios poderão beneficiar outras comunidades", afirmou.
Os Correios também fizeram a doação de camisetas, botas e bonés para os catadores trabalharem. A associação é formada por pessoas que moravam na orla do Guaíba. Atualmente, são 54 trabalhadores.
(
Correio do Povo, 01/07/2006)