População suíça terá vacina pré-pandêmica
2006-06-30
Para proteger toda a população contra uma eventual pandemia de gripe aviária, o governo suíço decidiu comprar 8 milhões de doses de uma nova vacina pré-pandêmica. Por enquanto inédita no mundo, essa medida sanitária será aplicada em 2007, quando as primeiras vacinas serão disponíveis. A decisão foi tomada em sessão do Conselho Federal (Executivo) composto de sete ministros. Cabe ao Ministério do Interior (DFI), que inclui a Saúde Pública, contatar um ou duas empresas empresas para a compra de 8 milhões de doses de vacina pré-pandêmica, para prevenir uma eventual epidemia de gripe provocada pela mutação do vírus e sua transmissão entre humanos.
A vacina contém o vírus H5N1 e um adjuvante que reforça sua ação imunológica e a extende a outros virus similares, precisa o DFI. Em caso de concretização da ameaça de pandemia - por exemplo, se a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirma uma transmissão entre humanos - seria possível propiciar uma primeira proteção à população enquanto se aguardaria uma vacina específica contra a pandemia. A eficácia exata da vacina só será conhecida quando e se houver mutação do vírus, explic Clair-Ane Siegrist, presidente da Comissão Federal pas as questões de vacinação. A vacina pré-pandêmica, estocável por três anos, só será utilizada se for eficaz.
Vacina pandêmique
Além da vacina prépandêmica que será adquirida, o Ministério do Interior deverá também reservar uma vacina pandêmica, que só poderá ser fabricada depois do surgirmento de um novo vírus tranmissível entre humanos. Segundo o DFI, deve-se prever desde já acordos de fornecimento com os laboratórios porque, m caso de pandemia, a demanda mundial será muito forte. Há negociações atualmente para uma eventual produção de vacinas na Suíça.
Máscaras e Tamiflu
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para conter uma epidemia de gripe, lembra o Departamento Federal de Saúde Pública. Mas outras medidas são previstas no plano suíço em caso de pandemia, cuja versão revisada será publicada brevemente. Entre elas está a aquisição de Tamiflu, medicamento até agora mais eficaz na luta contra a gripe aviária. Está previsto um estoque do remédio para atender a 25% da população, além dos estoques de urgência em circulação. O governo pretende ainda comprar 20 milhões de máscaras, indica o DFSP.
Uma epidemia de gripe aviária poderia causar um milhão de doentes e 10 mil mortos na Suíça. Segundo o Ministro do Interior, Pascal Couchepin, o objetivo do governo federal é "comprar o caminhão de bombeiros mais eficaz possível, esperando que ele não falhe ao apagar o incêncio".
(Swissinfo, 30/06/2006)
http://www.swissinfo.org/por/capa/detail/Toda_a_popula_o_ter_vacina_pre_pand_mica.html?siteSect=105&sid=6859122&cKey=1151665771000