Europa prepara rede para contar todos os seres vivos
2006-06-30
Uma rede informatizada de intercâmbio científico ajudará a determinar, de forma mais precisa, o número de espécies vivas, animais e vegetais, que povoam a Terra. A ferramenta, chamada Edit - European Distributed Institut of Taxonomy, foi apresentada ao público nesta quinta-feira (29/06), no Museu de História Natural de Paris (França), na presença de representantes de 27 centros que mantêm laboratórios especializados em taxonomia, na maioria europeus.
Um dos primeiros projetos da rede Edit será a "criação de uma infra-estrutura na internet para que os pesquisadores trabalhem com maior facilidade e os usuários encontrem a informação que buscam", diz comunicado do Museu. O projeto tem uma dotação de 11,9 milhões de euros, financiados pela Comissão Européia.
"No ritmo atual da descrição de animais, cerca de 11.000 ao ano, precisaríamos de um milênio para catalogar apenas o reino animal", pois o número de espécies desconhecidas é estimado entre 10 milhões e 40 milhões, diz o coordenador da rede, Simon Tillier. Atualmente, conhecem-se 1,8 milhão de espécies de animais e vegetais.
(Efe, 29/06/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=25406