A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o BRDE e a ONG Fitur assinam hoje às 15h termo de parceria para viabilizar a continuidade do Projeto Escola SPH, que apresenta aos alunos da rede pública as atividades hidroportuárias e o meio ambiente local por meio de navegação. Será realizada a primeira navegação do ano com a escuna Vento Negro e a participação do Colégio Estadual Félix da Cunha e convidados.
O Projeto se iniciou em Pelotas em 2004 e desde então já atendeu cerca de 500 alunos. Inicialmente utilizava embarcação própria da SPH, o navio-balizador Benjamin Constante, que completa em 2007 um século de construção. Porém, no início deste ano, o navio foi desativado para reparos, o que impossibilitou a continuidade do Escola SPH.
Coordenado pela Superintendência de Portos e Hidrovias, a proposta mantém atividades também no porto de Porto Alegre desde novembro de 2005, onde conta com a parceria da Caixa RS e do Instituto Martim Pescador. Devido a suas características de educação socioeconômica ambiental, foi reconhecido como atividade oficial de educação do estado, a partir de decreto assinado em 5 de junho de 2006, data que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Em Pelotas as atividades vão ocorrer durante uma semana nos meses de julho, setembro e outubro, com duas navegações por dia e capacidade para até 70 participantes. As primeiras atividades ocorrem de 10 a 14 de julho.
As escolas interessadas podem realizar inscrições gratuitas para turmas a partir da 6ª série nos dias 3 e 4 de julho pelo telefone (53) 3278-7272.
(
Diário Popular, 30/06/2006)