Depois de uma espera de quase seis anos, o Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, voltará a receber investimentos. Ontem, no Palácio Piratini, foram anunciadas obras de infra-estrutura na área, que vão permitir que o local seja melhor aproveitado pela comunidade.
O lago, na várzea do Rio Pardinho, foi inaugurado em setembro de 2000 e, deste então, vem garantido o abastecimento de água da cidade. A população, no entanto, aguarda por outras melhorias, que possam permitir o uso da área para turismo e lazer. Durante reunião com o governador Germano Rigotto (PMDB), na manhã de ontem, o diretor-presidente da Corsan, o santa-cruzense Telmo Kirst, apresentou o projeto de manutenção e conclusão do reservatório.
No encontro, Rigotto autorizou a licitação das obras. Segundo Kirst, toda a área de 200 hectares será cercada. Além disso, será implantado um pórtico com guaritas de vigilância. Outra medida será a pavimentação da taipa, para evitar a erosão, e a implantação de um estacionamento. Ainda será feito o plantio de 80 mil mudas de árvores nativas. O investimento da Corsan atingirá R$ 1,37 milhão.
De acordo com o presidente, essas melhorias podem se constituir no primeiro passo para que, no futuro, o lago possa ser aproveitado para o lazer. “O seu objetivo fundamental é o abastecimento de água. Mas outras finalidades podem ser agregadas.” A idéia da implantação de espaços para banhos, quadras esportivas e quiosques, segundo Kirst, é um projeto que deverá ser construído pela Prefeitura, Corsan, Fepam e a comunidade.
As melhorias anunciadas, na sua avaliação, já permitirão um uso diferenciado. A taipa asfaltada, por exemplo, vai facilitar as caminhadas. O plantio de árvores ensejará estudos ambientais por parte de estudantes. “Queremos disponibilizar um parque para a comunidade. Isso vai criar uma consciência maior em torno da preservação da área.”
Durante a reunião, que teve a presença do secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luís Roberto Ponte, e do diretor financeiro da Corsan, Jorge Mello, o governador conheceu todo o complexo. Segundo ele, a iniciativa da Corsan, de implantar o reservatório, foi muito acertada. “Santa Cruz é uma das poucas cidades do Estado que não vem sofrendo com a estiagem.” Ainda avaliou que o lago poderá ser ponto turístico e de lazer dos mais importantes da região.
As melhorias também vão atingir o ponto de captação do Lago Dourado, em Entrada Rio Pardinho. A área terá um pórtico de acesso e a ligação da RST–471 com a barragem será asfaltada. No pátio, haverá estacionamento e será colocada uma grade de segurança. Com isso, as escolas e as pessoas interessadas poderão agendar visitas para conhecer o funcionamento do sistema e o local de onde é retirada a água que abastece o reservatório.
O diretor-presidente informou que o edital de licitação será publicado de imediato. As empresas interessadas terão 45 dias para se habilitar. A vencedora ganhará prazo de 90 dias para concluir as obras.
(Por Maria Rosilane,
Gazeta do Sul, 30/06/2006)