Temida por ambientalistas, proteção ao longo de nova ferrovia chinesa está garantida
2006-06-30
Às vésperas do funcionamento da Ferrovia Qinghai-Tibet, o diretor da Auditoria Estatal da China, Li Jinhua afirmou perante a reunião do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional que conforme o resultado das investigações, os investimentos de 1,54 bilhão de yuans à proteção ambiental ao longo da Ferrovia Qinghai-Tibet estão preparados e os trabalhos referentes à proteção ambiental correspondem às exigências apresentadas pelo relatório de avaliação.
Com isso, serão concretizados os objetivos da proteção ambiental, como por exemplo, evitar a poluição dos rios ao longo da ferrovia, prevenir a erosão, proteger a vegetação no planalto e garantir livre migração de animais silvestres. Li Jinhua afirmou que ao longo da ferrovia, as 33 passagens de animais silvestres já foram construídas e correspondem às exigências tecnológicas. Além disso, as diversas instalações relacionadas com a vegetação e os pontos pitorescos também correspondem às exigências formuladas pelo relatório.
Foco das atenções dos ambientalistas
A Ferrovia Qinghai-Tibet é um marco histórico na Região Autônoma do Tibet, a única região administrativa de nível provincial chinesa que ainda não dispõe de uma ferrovia. A obra, com 1.956 quilômetros entre Xining e Lhasa, integrará o Tibet a importantes centros econômicos, industriais e políticos da China. Além disso, é um meio de transporte rápido e de forte potencial econômico.
A zona de proteção KeKeXiLe, no entanto, é foco das atenções dos ambientalistas. Em meados de maio, ela recebeu a visita de uma comitiva de 200 turistas, fotógrafos e personalidades ambientais de Beijing, Shanghai e Xian. A atenção se justifica. A reserva ambiental de KeKeXiLe é considerada como a mais importante a ser cruzada pela ferrovia. Por isso, o departamento administrativo dessa zona concedeu uma série de entrevistas a mais de vinte veículos de imprensa.
Segundo responsável do departamento, a entidade organizará uma série de atividades voltadas à divulgação da necessidade de proteção ambiental e ecológica, a fim de proteger os antílopes tibetanos e outros animais silvestres. Nos últimos dois anos, o ambiente ecológico de KeKeXiLe melhorou visivelmente. A fim de garantir a imigração de antílopes tibetanos, os construtores da Ferrovia Qinghai-Tibet criaram diversas trilhas de passagem para esses animais, a fim de que vivam num ambiente harmonioso.
(CRI, 28/06/2006)
http://po.chinabroadcast.cn/1/2006/06/28/1@45850.htm