Definidas regras para avistagem de baleias em SC
2006-06-29
A temporada de observação de baleias, que inicia em julho, terá novas regras este ano. Com uma instrução normativa, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Renováveis (IBAMA) definiu regras para o turismo embarcado de avistagem de baleias na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, no litoral sul catarinense. Publicada no Diário Oficial no último dia 20/06, a instrução está baseada na proposta feita pelo Projeto Baleia Franca, sediado na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba (SC).
Com as novas determinações, as praias da Gamboa, Silveira e Garopaba, no município de Garopaba, e as praias da Vila (entre as Ilhas Santana de Dentro e Fora), DÁgua e Luz, em Imbituba, só poderão praticar o turismo de observação desde terra. A iniciativa pretende assegurar que as fêmeas e filhotes de baleia franca tenham áreas-refúgio onde não sejam perturbadas pelos barcos. Segundo Karina Groch, coordenadora do Projeto Baleia Franca e PhD em Biologia Animal, com a regulamentação o IBAMA assegura que a APA tenha a garantia legal contra o molestamento dos cetáceos.
O assunto ganhou espaço depois do crescimento desordenado do turismo de observação embarcado nas áreas de reprodução dos cetáceos. A publicação oficial prevê a proibição de atividades náuticas nas regiões citadas de junho a novembro, quando as baleias francas procuram as águas quentes da costa brasileira para reproduzir e dar a luz a seus filhotes, concentrando-se na região sul. O IBAMA delimitou essas áreas e restringiu inclusive atividades náuticas e recreativas em geral, realizadas por embarcações motorizadas.
Temporada no Projeto Baleia Franca
Dez novos estagiários chegam no dia 12 de julho para compor a equipe com outro estudante e três biólogas que já participam do Projeto desde anos anteriores. Neste ano, haverá continuação das atividades de monitoramento em Torres (RS), porém agora em parceria com a Ulbra, e será implantado monitoramento no Arroio do Silva e em Balneário Rincão, em conjunto com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma.
O Projeto Baleia Franca é mantido pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre - IWC/BRASIL em parceria com a PETROBRAS. Mais informações pelo www.baleiafranca.org.br.
Informações PalavraCom/Projeto Baleia Franca, 28/06/2006.